O Palacete e o estilo neoclássico: Conheça mais sobre a arquitetura da Mostra Rio 2022

Após 20 anos de sucesso, a Casa Design aporta no icônico Palacete na Rua São Clemente, em Botafogo.

Um bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro que procura preservar seus casarões antigos. É onde ficam construções que funcionam atrações culturais como a Casa de Rui Barbosa, os museus do Índio e Villa Lobos e o Palácio do Catete. E ainda o Palácio da Cidade, sede da prefeitura da cidade.


A Casa Design uni-se nesse circuito imperdível. "Nos preparamos muito e com 20 anos de experiência chegamos na cidade maravilhosa, em nosso primeiro ano no Rio de Janeiro. Ocupamos um palacete cheio de personalidade na Rua São Clemente, um endereço de grande potencial imobiliário", conta Eliane Figueiredo, idealizadora da Mostra Casa Design.

Como de costume, a Casa traça um perfil X como cliente do casarão. O cliente deste palacete ama o estilo, mas quer todo conforto que a contemporaneidade o traz. Ou seja, o objetivo por aqui foi preservar, mas trazer toda tecnologia do hoje.


O projeto do arquiteto G.Marmorat, de origem francesa, foi finalizado por volta de 1926, onde são ressaltados pontos da arquitetura neoclássica.


São várias as características marcantes desta arquitetura. ''Esse estilo de construção mistura aspectos das arquiteturas romana e grega, logo é comum confundir o neoclassicismo com as duas outras. As cores utilizadas na arquitetura neoclássica são as neutras, ou seja, os tons que são mais claros e que combinam com muitos outros. Branco é a cor chave do estilo!", explica o curador da mostra, o arquiteto Marcelo Reis.


Na Casa Design podemos identificar a preservação de alguns elementos dessa arquitetura, como suas boiseries, alizares, brasões e colunas gregas.


A arquitetura neoclássica surgiu na Europa e ditou uma tendência para outros países do mundo. Sua influência pode ser observada nos Estados Unidos, na Rússia e na América Latina, mantendo-se em alta durante todo o século XIX.



Características Da Arquitetura Neoclássica

Estilo uniforme: muitos arquitetos do neoclassicismo eram formados em universidades que ensinavam um estilo bastante similar

Retorno ao classicismo: os neoclássicos valorizavam elementos típicos da antiguidade clássica, como pórticos com colunas, cúpulas, fachadas retas e frontões

Simplicidade: a arquitetura neoclássica privilegiava a simplicidade composicional e espacial

Contraste com o barroco e rococó: elementos meramente ornamentais, comuns no barroco e no rococó, foram eliminados no classicismo, que preferia aqueles com funções práticas

Autoridade: as construções eram usadas como símbolo de autoridade e de poder

Materiais nobres: as construções usavam materiais nobres, como pedra, mármore e granito

Proporção e simetria

Uso das colunas gregas: três tipos de colunas eram comuns na arquitetura grega – dórica, jônica e coríntia. A primeira é pesada e robusta. Já a segunda é esbelta e delicada. A coluna coríntia, por sua vez, possui desenho requintado. Nas construções do neoclássico é possível observá-las.