top of page

Ambientes internos com cores mais escuras ganham mais espaço nas principais mostras do mundo

Decorar um ambiente interno com cores escuras, há algum tempo, poderia ser considerado algo ousado. Fora dos padrões, brega até. Mas como nada na vida é uma constante, esta é mais uma novidade que chegou com tudo neste ano, dando ainda mais opções para arquitetos e designers planejarem ambientes internos. A ideia é de criar um contraste. Enquanto as paredes ganham cores mais escuras, a iluminação natural é favorecida, deixando os ambientes muito mais claros e aumentando a conexão entre homem e natureza. Mas não se engane ao pensar que quando falamos em cores escuras estamos nos referindo ao preto. Ainda não chegamos lá! Mas, sim, aos tons terrosos, como marrom, caramelo, marsala, verde musgo, bege, tons rosados, e todos aqueles que lembram a natureza.

Um bom exemplo de como essa tendência está em alta é a Cor do Ano escolhida pela Coral Tintas, a Creme Bruleé. Com tom quente de caramelo, ela pode ser considerada uma cor tanto relaxante e revitalizante, como estimulante e revigorante, tudo de acordo com a forma como ambiente é montado. Tudo pensado no conforto do ambiente. E como é feita essa harmonia? A ideia é justamente fazer a contraposição de cores. Se as paredes dos ambientes ganham cores terrosas, os móveis e os objetos de decoração abusam de cores mais claras e vivas, como azul, amarelo, verde e branco, criando um contraste com o ambiente. Tudo isso ainda pode ser combinado com elementos em metal ou madeira, algo que as cores terrosas permitem com facilidade. E se você ainda não está pronto(a) para pintar as paredes com cores mais escuras, há também opção inversa.

Neste caso, a dica é para inverter mesmo o estilo de decoração. Enquanto as paredes optam por cores mais claras, são os móveis e os objetos decorativos que ganham cores mais escuras. A ideia é utilizar essa paleta de cores e distribuir pelo cômodo, sempre prezando pelo equilíbrio do espaço.

Os tons terrosos ainda tem uma grande ligação com a decoração rústica, e surgem como uma excelente opção para decorar casas de campo, trazendo um ambiente mais intimista e familiar que é proporcionado pelo estilo. Combinar móveis criados com madeira de demolição e a paleta de cores terrosos também pode gerar uma boa opção o ambiente! Mas, no fim, o que importa mesmo é que você deixe o seu ambiente, seja uma casa ou um escritório, aconchegante e acolhedor. São vários profissionais que podem ajudar na harmonização dos cômodos, sendo os mais famosos os arquitetos e urbanistas e os designers de interiores. Então, por que não continuar a leitura dessa revista e conhecer o trabalho de 24 profissionais que assinam a Casa Design 2019? Temos certeza que você vai se apaixonar pelos ambientes, inclusive, muitos deles utilizaram os tons terrosos em seu processo de criação

.

bottom of page