top of page

Veludo: tendência na décor e na moda

O veludo foi uma das grandes tendência de moda 2017. O item-desejo da temporada mais fria do ano apareceu em quase todos os desfiles do inverno 2017 e segue em alta para as próximas temporadas 2018.

Assim como no mundo da moda, o veludo voltou a ser tendência absoluta na decoração. Entretanto, ele ressurge descolado, em ambientes contemporâneos que em lada lembram os cômodos clássicos e cheios de ornamentos rebuscados em que o material costumava habitar.

O veludo, mesmo o molhado, aparece com o objetivo de trazer mais uma camada de informação visual para o ambiente e uma dose de história. Em alguns casos ele adiciona brilho e, em outros, evoca perfume vintage.

O uso, por exemplo, já foi considerado algo muito antiquado. Esse “material coringa” serve de solução a todos aqueles que pretendem deixar seus ambientes mais confortáveis, elegantes e cheios de charme.

Além disso, é um tipo de tecido que pode ser natural ou sintético. É macio, quente, tem um lado liso e outro coberto de pelos – uma opção perfeita para decorações em residências localizadas nas regiões de clima frio. Há os mais leves e brilhantes, feitos em seda ou algodão; os canelados, em fio sintético ou poliéster; os de superfície irregular, como se estivessem molhados; e aqueles com desenhos em relevo, que passam por processos químicos corrosivos.

Já no mundo da moda, uma explosão da tendência tomou conta das ruas e das passarelas. O tecido que veio de forma tímida no ano passado, fez um comeback ainda mais forte nesse ano. Viu-se veludo nos desfiles internacionais, na São Paulo Fashion Week, em coleções de calçado. Porém, se engana quem pensa que o veludo é novo na área. Com grande influência dos anos 70 ele será muito usado em saias, blusas, vestidos, tênis, cabides, peças de alfaiataria e até em chokers, o acessório mais querido do momento.

O veludo conseguiu tanta força como tendência porque é fácil de usar e ao mesmo tempo traz uma sofisticação que faz com que possa apostar nele tanto para ir trabalhar quanto para uma festa.

Apesar de ser visto mais frequentemente em cores escuras como o vinho, marinho, marrom e verde musgo, o veludo rosé despontou no inverno e chega como forte tendência na primavera/verão.

O blazer de veludo também é uma peça curinga no guarda-roupas. Ideal para combinar com jeans e peças mais despojadas, já que o tecido carrega sofisticação.

Calça e saia em veludo são peças lindas e a cara de temperaturas mais baixas. Vale a aposta também a máxima de fazer um look hi-lo (looks aliando peças mais caras a mais baratas), combinando com t-shirt divertida e peças com tecido mais leve.

CREDITOS DAS FOTOS: DIVULGAÇÃO

Tags:

bottom of page