top of page

A arte na Casa Design JF 2016 - parte 1

A arte é uma das expressões mais antigas da sociedade. Vem desde as artes rupestres, representadas e praticadas pelos homens das cavernas. Sempre foi uma forma de manifestação das civilizações e suas culturas. Toda obra de arte traduz experiências de vida, evidencia tendências, além da sensibilidade do artista. A Casa Design 2016 conta com obras de arte em muitos de seus espaços e por isso, selecionamos a seguir, alguns dos personagens que contribuem para este tipo de expressão na Mostra. Com personalidades, trabalhos e inspirações diferentes, convidamos você, ao longo da Mostra em Juiz de Fora a conhecer um pouco de cada um desses grandes nomes. O primeiro é Dalton Carvalho. Confira!

O movimento da cidade em cores por Dalton Carvalho

Acrescentando um pouco mais de cor à Mostra Casa Design 2016, na entrada principal, dando boas vindas, estão expostos painéis do artista plástico Dalton Carvalho. As obras dão a impressão de movimento e harmonia à chegada. “Tentei passar todas as sensações da cidade em movimento através dos cinco painéis que estão conectados pelas várias perspectivas em diferentes pontos de fuga, através de pontos de vista distintos é possível fazer uma interpretação única a cada movimento em relação a cada painel e de todo seu conjunto,” explica o artista.

Uma das inspirações do artista é a própria sociedade, o dia a dia, a corrida contra o tempo, a cidade e suas necessidades. Ele retrata as experiências e percepções, através de pinturas. “A intensidade em que vivemos, a diversidade de atividades, de pessoas, de espaço e tempo, ou seja, o que eu considero o caos da cidade, me permite ver uma gama imensa de texturas, materiais e movimentos. Várias perspectivas, várias sensações”. Conta Dalton.

Além dos painéis que estão da fachada da casa, uma ilustração da série “Hipercities”, criada por Dalton em 2014, complementa o espaço Terraço Contemporâneo, assinado pelos profissionais Aline Vanelli e Moisés Veriato. Esta série “representa bem toda a pesquisa envolvida acerca das cidades, suas perspectivas, seus movimentos e texturas,” finaliza Carvalho.

bottom of page